Entrevista com a estilista gaúcha Deisi Laux



[tweetmeme source=”A Likeable Blog…” only_single=false]A estilista Deisi Laux é uma amiga íntima da minha família, e foi o meu primeiro contato com o mundo da moda (lembro de ir assistir os desfiles de graduação dela na UCS (Universidade de Caxias do Sul) quando eu tinha mais ou menos 8 anos de idade). Durante minha estada em Caxias para a cobertura do Integramoda montei essa entrevista, e além de revelar “a estilista” fiz alguns “clics” do apartamento/ateliê dela :)

Quem é Deisi Laux?

Sou uma escorpiana curiosa, inquieta e observadora. Fashion Designer e apaixonada pela minha profissão, amo criar coisas novas ou reciclar, customizar e desenvolver produtos nas mais diversas áreas do louco universo fashion.

Como começou a sua paixão por moda?

Muito cedo, quando me formei no ensino médio e “enlouqueci” minha mãe para fazer a minha roupa formatura. Ainda lembro muito bem do modelo que desenhei, até a cor, um verde intenso escuro – eu sabia que amava este universo, mas ainda não sabia como fazer tudo acontecer.

O que é MODA para você?

Moda para mim é viral, é paixão, é inspiração, criação, design, comportamento, muita pesquisa e trabalho em um produto que todos desejam ter.

A moda, o comportamento de consumo e o design estão vinculados com tudo e passaram a ter uma importância não só como estética e imagem, mas também como negócio.

Qual a sua visão de moda aqui no RS?

Para mim ainda estamos engatinhando em termos de conceito de Moda no RS, falta uma identidade de moda realmente gaúcha.

Aqui  temos Produtos com muita qualidade, uma variedade de empresas que confeccionam roupas, calçados e assessórios de alto nível e para as mais famosas marcas do Brasil e algumas do mundo. Existem  poucos designers realmente criadores, com DNA nas suas marcas, e  quase todos  com pesquisas e  referências  feitas lá fora, nos Estados Unidos e Europa,  coisa que não sou contra, mas não podemos nos esquecer de nosso DNA, de fazermos Moda com as nossas referências culturais e intelectuais.

Quais as suas paixões dentro da moda?

Criadores: Primeiramente Mademoiselle Chanel ,  Marc Jacob,Giorgio Armani, Glória Coelho, Lino Villaventura,  Walter Rodrigues.

Roupas/Assessórios:  Calças Jeans, Lenços e foulards, anéis grandes, sapatos,  bolsas, chapéus e perfumes, (tenho muitas paixões).

Livros e publicações de Moda, Artes, Comportamento e Arquitetura.

Qual o principal obstáculo que estilistas iniciantes vão encontrar?

O deslumbramento pelo glamour, a preguiça pela leitura, pesquisa e o trabalho, a concorrência do  mercado de trabalho que já está saturado de gente que se diz “estilista”…

Para você, o que é “ser estilista”?

É minha grande paixão, eu amo e tenho muito orgulho do meu ofício.

Ser estilista é trabalhar muito, pesquisar,  planejar, ouvir e respeitar seus clientes. É uma profissão muito digna.

Qual é a sua rotina de trabalho?

É bem corrida:  sou proprietária da empresa DLD – Deisi Laux Design,  desenvolvo pesquisas e coleções para as indústrias têxteis, confecções e assessórios, presto serviços de consultoria e assessoria como Personal e Custom  Style, desenvolvimento de produtos e cursos,  e ainda crio pequenas e exclusivas coleções com minha marca própria.

Deixe uma mensagem para quem pretende trabalhar na área:

Dedique-se muito, pois da muito trabalho …

Leve a sério, é um trabalho como qualquer outro…

Ame o que você faz!


6 pensamentos sobre “Entrevista com a estilista gaúcha Deisi Laux

  1. Uia *___________* adorei, deveria ter mais materias assim no ALB. Pra pessoas (assim como moi) que pretendem seguir a profissão já irem tendo uma noção. Gosto de ver entrevistas do tipo, pois ao mesmo tempo que aprendo me motivo cada vez mais. muito bom isso sem falar nas fotos outra coisa que eu gosto muito em qualquer um dos post’s do ALB. BJUSS Andressa

Deixe um comentário

