Integramoda – Macro tendências de comportamento.

Ontem à noite o Prof. Marcos Antônio Hamerski iniciou oficialmente o Integramoda, com uma palestra sobre as macro tendências de comportamento. Hamerski tem um currículo bem diversificado: é designer de calçados, historiador de arte, pesquisador, trabalha à 18 anos na indústria têxtil e é professor de Moda no SENAI.

A palestra não falou apenas do mundo da moda, abordou toda a linha de pensamento atual da sociedade. Os valores e a desconstrução de valores, a impossibilidade de definir “datas” com o surgimento da internet, além de exemplos e sugestões para materiais de pesquisa , que iam de livros e vídeos à sites e trendstters.

Hamerski participa de um grupo de 40 pessoas, que através do CNI e SENAI, pesquisa manifestações artísticas, políticas e de comportamento do consumidor em diversas partes do mundo. O grupo visitou eventos como: Première Vision, BBB, Prèt à Porter Paris, Pitti People e o ITMA 2011. Com base neles (eventos)  foram definidas as macro-tendências.  

As macro-tendências do grupo de Hamerski:

ALIMENTAÇÃO – O simples luxo. Comer uma frutinha é considerado luxo, é a tendência das coisas simples “simplicidade é o máximo da sofisticação”. Marcos passou slides que mostravam frutras silvestres embrulhadas em lindos potinhos com laço, capas de revistas como a VEJA dedicadas a alimentação, livros de medicina culinária, chicletes que detectam malária, as Growing Jewelry – as jóias verdes, anéis e colares com grama não artificial. Além disso, as modificações nos designers das embalagens de alimentos, para que além de atrativos, integren-se a realidade do consumidor.

EROTISMO –A brincadeira de seduzir“, o sucesso de Lady Gaga, a retomada do corpo curvílineo, as revistas que pararam de aplicar phothoshop nas modelos, os desfiles de Milão e NY – Prada, Mark Fest e Elena Miro – que apresentaram modelos 48 nesse ano.

DURABILIDADE –  Ninguém quer mais nada descartável. Hamersky citou como exemplo o livro Enough  de John Naish, que cita o consumo excessivo como resultado do nosso passado primitivo – “não havia o que comer, quando o alimento era encontrado guardava-se tudo o que era possível – mas agora não é mais assim, temos tudo a mão, não precisamos mais dessa mentalidade”, explica o professor. Ele também citou como exemplo o desfile de Marc Jacobs na primavera passada – 40% da coleção encalhou nas lojas. O grupo do estilista perguntou no Twitter o que os consumidores queriam – as respostas foram peças duradouras e atemporais. Quem conferir a coleção com corte clássico e tons neutros deste ano, nem sonha com os pinks colossais do ano anterior.

Outro exemplo foi o casaco Max Mara (para quem não sabe essa é grife pertencente à uma das famílias mais ricas da Itália), o sobretudo existe à 40 anos, e é quase o mesmo modelo.

TEORIA DA DIVERSÃO – Fun Theory – mudando hábitos com humor.

Exemplos: Empresas com salas de jogos para o “descanso” dos funcionarios.O shopping europeu que colocou uma escada que faz sons de piano ao lado de uma escada rolante – todo mundo passou a subir pela escada que fazia “barulhinho” e era muito mais saudável.

Vídeozinho: http://www.youtube.com/watch?v=za7NDK8KG9c

Nessa tendência também entram os jogos educativos (Teaching Games) e os jogos de publicidade (Advergames) .

NATIVOS DIGITAISgeração Y – o grow up da internet! 

Esse último item Hamersky  exemplificou com a Moda – não existe mais data para lançamento de coleções, apesar da data dos desfiles. A moda se desenvolve rapidamente, em vários estilos. Um post no Twitter pode em um dia definir a consagração ou a desgraça de uma linha de roupas  ou produtos. O professor também citou o fim da mídia impressa – dos catálogos, que agora são todos onlines, e dos livros que logo serão substítuidos por iPad’s.

Fotos: A escadinha de piano, os casacos da Max Mara e algumas fotos da palestra.

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9 pensamentos sobre “Integramoda – Macro tendências de comportamento.

  1. olha, adorei isso porque nós sempre soubemos da questão moda e comportamento estavão sempre ligadas mas, da forma como ele pôs aí. E pensamos sobre a questão da mudança nesses aspectos, e nós mostra essa tarefa dificíl pela quetão de que a moda se liga ao social (que está sempre mudando), as pessoas que não entendem acham uma bobangem mas quando fico diante de coisa do tipo fico mesmo fascinada.

  2. Pingback: Sur la piste, Chanel! « A likeable blog…

  3. nossa que orgulho viu! fico muito feliz por que apesar da minha idade, penso em seguir carreira nesse ramo é já tenho fonte de inspiração. Obrigado pela sua ajuda na divulgação dessas coisas é muito importante até mesmo pra quem pensa de outra forma ter um revisão de conceitos. parabéns, e novamente obrigada beijo

  4. Pingback: Os 6 mais lidos de 2010! « A Likeable Blog…

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