Imelda Marcos

A categoria “figurinhas” serve para falar de pessoas que são/foram importantes ou tiveram alguma repercurssão no mundo da moda, mais por curiosidade e armazenamento de cultura inútil, do que por propriamente ser ‘it’ no momento.

A minha primeira selecionada foi a mais conhecida colecionadora de sapatos de todos os tempos, a ex primeira dama Filipina, Imelda Marcos.

Imelda montou sua coleção de sapatos durante a trajetória política de seu marido ditador, Ferdinand  Marcos. Foi musa de concursos de beleza em sua juventude, e gastou milhões em jóias, sapatos e imóveis enquanto a população Filipina vivia em estado de miséria. Até um convite para “chá”  foi enviado aos Beatles durante uma estada da banda no país (por sinal eles não compareceram, e tiveram de sair imediatamente das Filipinas devido a desfeita). Realmente, não é uma história muito admirável.

Mas, Imelda não era tão cabeça de vento quanto aparentava.  Em 1986 seu marido foi deposto e exilado pelo povo Filipino, que invadiu o palácio. Ferdinand morreu no exílio, sem nunca retornar ao país.

A ex primeira-dama conseguiu o perdão da população, já foi candidata a presidência das Filipinas duas vezes, e ainda montou um museu com sua coleção chegou a 3000 pares de sapato. O museu fica em Marikina,  capital da produção de sapatos do país. “Mais do que qualquer coisa, este museu simboliza o espírito e a cultura dos filipinos. Nós não usamos o que é feio ou miserável. Nós reciclamos as coisas ruins em beleza”, declara Imelda.

Alguns dos sapatos expostos no museu Imelda Marcos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s