Abaixo a banalização da alta-costura!

Dizes que a beleza não é nada?

Imagina um hipopótamo com alma de anjo.

Sim, ele poderá convencer os outros de

sua angelitude – mas que trabalheira! -Mário Quintana

Olha, eu sou a favor da banalização de muitas coisas. Do champagne, dos anéis de diamante nos três meses de namoro, e do blush cor-de-rosa-que-deixa-com-cara-de-boneca. Mas a banalização da alta-costura é um crime!
Como se já não fosse pouco a aposentadoria do Valentino, aos 75 anos (que apresentou o seu último desfile de alta costura em janeiro), não que a Alessandra Facchinetti (que era da Gucci) não seja uma ótima substituta, mas agora, meio mundo de griffes artesanais se intitulando ‘alta-costura’?
Gente, não é qualquer coleção que por ser feita a mão pode sair se intitulando ‘alta costura’!
Sendo assim, o suéter roxo berinjela que a sua vó fez em outubro passado, completamente artesanal, é um ícone renomado da moda.
Aliás, você sabe porque ele não é um ícone renomado da moda?
A alta-costura goza de proteção jurídica, é preciso constar na lista (restritíssima por sinal) de profissionais, estabelecida e regida desde 1868, pela Câmara Sindical da Alta Costura em Paris. Além de cumprir uma série de regras que começam do número de funcionários, e se estendem ao número mínimo de
peças de cada coleção.
A “moda” é feita em vários lugares, mas alta-costura mesmo, só esses aqui:
Adeline André (1981) ,Anne-Valérie Hash (2007) ,Chanel (1909), Christian Dior (1946), Dominique Sirop (2003), Emanuel Ungaro (1965) ,Jean-Paul Gaultier (1977), Givenchy (1952), Franck Sorbier (1991), Maurizio Galante (2007) .
Membres correspondants (casas estrangeiras):
Elie Saab, Giorgio Armani, Maison Martin Margiela, Valentino.

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